
XI SBAL-BM
XI Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro e Bioinvasão Marinha

29 de novembro de 2022 - Evento on-line e gratuito

O Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro e Bioinvasão Marinha (SBAL-BM) é um evento bianual organizado pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência e Tecnologia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ). Este evento visa a reunir profissionais da Indústria Naval e acadêmicos em distintas áreas das Ciências Marinhas para promover o debate e a divulgação do conhecimento associado ao controle da introdução de espécies exóticas via água de lastro. Ao longo do evento, transcorrem apresentações sobre variados temas como legislação e desenvolvimento de tecnologias para tratamento e monitoramento da água de lastro.
PROGRAMAÇÃO
14:00 - ABERTURA
14:10 - PALESTRA
Discussões atuais na IMO sobre Água de Lastro
Dr. Flavio Fernandes (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira)
15:00 - PALESTRA
Água de Lastro: verificação do padrão D-2 durante a Experience-building Phase
CF (T) Maria Cecilia Trindade de Castro (Diretoria de Portos e Costas)
15:50 - DEBATE
16:10 - ENCERRAMENTO


ACESSO ATRAVÉS DO LINK:
https://marinha-mil2.webex.com/marinha-mil2-pt/j.php?MTID=me993c8a868e509511f953338523c11e2
O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) tem origem no Projeto Cabo Frio, idealizado pelo Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva - então Diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) - cuja vida foi dedicada profundamente ao estudo do oceano que hoje o abriga pela eternidade. Em 1956, o então Capitão-de-Corveta Paulo Moreira montou um projeto de reconhecimento das condições de fertilização das águas ao largo da costa do Brasil que identificou a região fronteira ao Cabo Frio, influenciada pela Ressurgência, como interessante para o desenvolvimento de um empreendimento com o propósito, entre outros, de produzir proteínas a partir da riqueza natural dessas águas.

Missão
“Contribuir para a ampliação do conhecimento e a eficaz utilização do meio ambiente marinho, no interesse da Marinha do Brasil e, por conseguinte, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”.